sábado, 22 de setembro de 2007

Dia Mundial Sem Carro

Dia Mundial Sem Carro

Comemorou-se no dia 22 de setembro, em todo o país o Dia Mundial sem Carro. A data está mais para manifesto do que para comemoração, uma chamada à reflexão para os problemas da falta e ou deficiência dos transportes públicos nas cidades brasileiras.
A iniciativa surgiu na Europa nos anos 70, durante a crise do petróleo., mas, o World Carfree Day, como é conhecido foi oficializado no Brasil somente em 2001.
Este ano a data caiu num Sábado, dia em que menos trabalhadores saem às ruas, sendo esta uma boa oportunidade para poder trafegar pela cidade com menos pressa e quem sabe mudar o ponto de vista quanto ao modo de locomoção. Em outras palavras, um dia para podermos nos colocar no lugar do outros e assim refletir melhor quanto às dificuldades enfrentadas pelas demais pessoas para se locomover em nossa cidade nem sempre utilizam os mesmo meio de transporte que nós. Quem sabe assim possamos ter um trânsito mais humano, mais agregador .
São as mudanças de paradigma quanto ao modo de enxergar o “outro” que provocam as atitudes necessárias para nos tornarmos mais tolerantes e em sintonia com o meio ambiente, sem degradação e auto-sustentável.
Por falar em mudanças, lembro de um episódio bem recente em nossa cidade. Há dois anos quando se pensou em construir uma ciclofaixa na avenida que leva ao laranjal alguns diziam que iria ser um “atentado ecológico”, pois algumas pessoas que eram contra argumentavam que para se construir a ciclofaixa deveriam ser retirados os maricás que estão à margem do acostamento, logo após a descida do ponto do laranjal, no sentido centro-praia. Contudo, o que se viu na prática é que a ciclofaixa e os arbustos convivem em total sintonia sem a necessidade da retirada dos mesmos. Provou-se que algumas pessoas que eram contra estavam equivocadas.
Da mesma maneira se dizia que os ciclistas não iriam utilizar a ciclofaixa. Enganaram-se novamente, principalmente pela diminuição dos acidentes e pela constatação de que hoje em dia os ciclistas estão habituados a trafegar pela ciclofaixa.
Agora, na eminência da construção de uma ciclofaixa na rua Andrade Neves, mesmo que seja em período experimental, a Prefeitura demonstra a intenção de promover mudanças que venham a contribuir com melhorias de trafegabilidade para todos, inclusive dos motoristas.
Mas, para quem não consegue ficar sem carro, nem nos finais de semana, e mesmo assim quer encontrar um jeito de colaborar para diminuir a poluição do planeta, uma rede de postos de gasolina criou um cartão chamado "Carbono Zero". De acordo com a empresa, os clientes que possuírem este cartão poderão transformar em árvores a quantidade de gás carbônico que o carro emite ao andar.
Mas caso você queira fazer uma mudança nos seus hábitos, mesmo que seja por um dia, poderá se reunir com amigos ou mesmo sozinho e sair para dar boas pedaladas pela cidade.
Pense nisso!
Hector Horacio Severi Cardoso
Professor
horacioseveri@yahoo.com.br
(Movimento dos Usuários de Bicicleta de Pelotas)

Nenhum comentário: